Coronavírus e SST: como garantir a saúde e segurança do trabalhador em tempos de pandemia?

Coronavírus x SST: como ter uma boa gestão no ambiente de trabalho

A pandemia do coronavírus decretada em março de 2020 pegou a todos de surpresa, e as empresas foram fortemente afetadas pela situação de calamidade pública.

Nos negócios, esse novo panorama mundial trouxe à tona outros temas, como os impactos econômicos e sociais para milhões de pessoas que necessitam de auxílio em um momento delicado.

A pergunta que fica é: dois anos depois do início da pandemia, em um país fortemente afetado e com mais de 600 mil mortes, o que as empresas precisam fazer para garantir a saúde e segurança de seus colaboradores diante do coronavírus? Leia mais em nosso artigo:

Qual a importância da SST para o cenário de pandemia?

Para enfrentar o coronavírus, profissionais como técnicos e engenheiros de Segurança do Trabalho são os principais responsáveis capazes de identificar e informar quais são os principais riscos que os trabalhadores estão expostos no ambiente de trabalho.

A SST avalia e propõe melhorias no espaço de trabalho, levando em consideração fatores como:

  • exposição a agentes físicos, químicos e biológicos.
  • ergonomia;
  • riscos de acidentes.

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A saúde é o ramo mais afetado com a pandemia e cabe aos profissionais de SST garantir a adoção de políticas visando conter a disseminação do coronavírus.

Como prevenir a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho?

Para prevenir a propagação do coronavírus nos postos de trabalho, o Ministério do Trabalho e Previdência emitiu um documento com a sugestão de implantação de alguns protocolos.

A Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo elaborou um material completo completo contendo diversas orientações, entre elas: 

  • Manter o ambiente de trabalho sempre higienizado e desinfetado (superfícies, mesas, objetos, telefones, teclados, balcões, maçanetas);
  • Ter local de fácil acesso para lavar as mãos;
  • Ter toalhas de papel descartáveis;
  • Aumentar a frequência de limpeza de corrimãos, elevadores e outros lugares de contato intenso com álcool gel ou solução com água sanitária (9 partes de água para uma de água sanitária);
  • Servidores com sintomas da Covid 19 devem ser orientados a ir para casa;
  • Evitar reuniões numerosas;
  • Evitar o manuseio de objetos e documentos de uso compartilhado. Caso não seja possível, usar luvas de proteção ou realizar a higienização adequada das mãos;
  • Não compartilhar itens como caneta, lápis, talheres, entre outros;
  • Evitar circular sem necessidade pelas áreas comuns ou fora de seus ambientes específicos de trabalho;
  • Dar preferência ao uso de escadas.
  • Evitar entrar no elevador caso não seja possível manter distanciamento seguro;
  • Evitar cumprimentos com as mãos, abraços ou qualquer outro contato físico.

Em um cenário tão crítico, a SST precisa planejar, monitorar e desenvolver diversas técnicas para diminuir e/ou erradicar a disseminação do coronavírus nas empresas. 

A saúde mental, o trabalho e a pandemia

Além da atenção voltada à saúde física dos trabalhadores, o empregador precisa estar atento à saúde mental e rotinas de ofício.

Ajustes e mudanças precisam ser analisados e inseridos progressivamente, para que os colaboradores sintam-se cada vez mais à vontade em executar suas funções, independente do cenário de pandemia.

Nesse momento, o auxílio focado em saúde emocional e estrutural pode fazer total diferença para empregados que tenham perdido entes queridos e/ou estejam passando por dificuldades psicológicas.

Quais são as obrigações do empregador no caso de contaminação pelo coronavírus?

A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) estipula quais procedimentos devem ser seguidos em casos de afastamento devido ao contágio da COVID-19. Segue:

Para os casos onde o trabalhador possui suspeita com sintomas e sem diagnóstico, caso o PCR seja realizado, o indivíduo passa a ser considerado caso confirmado ou deixará de ser como suspeito, a depender do resultado.

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Principais medidas de apoio e incentivo à vacinação contra o coronavírus em empresas?

Apesar de a COVID-19 não ser considerada como moléstia ocupacional, o incentivo à vacinação também precisa estar no radar das empresas para ter uma boa gestão de saúde no trabalho.

Para isso, é importante criar algumas medidas de apoio, como anúncios e comunicações internas que ensinem sobre a importância da vacinação.

Dessa forma, além de garantir a diminuição drástica no risco de morte pela contaminação do coronavírus, o empregador também pode diminuir o absenteísmo por atestados de COVID.

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A Itamedi é uma empresa consolidada no ramo de saúde e segurança do trabalho, que traça e elabora projetos personalizados para os seus clientes, auxiliando-os a implantar sistemas que garantam o bem-estar dos seus colaboradores, inclusive em um período atípico como a pandemia do coronavírus.

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