No ambiente de trabalho, o bem-estar dos trabalhadores é um fator essencial. Portanto, empregadores devem adotar uma abordagem ágil de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Pensando nisso, diversas empresas realizam todos os anos a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).
Afinal, a questão de saúde e segurança no trabalho são assuntos de extrema importância. Os empregadores, então, devem garantir que as medidas de segurança estejam em dia. Justamente por isso, a legislação prevê a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
Essa é uma ferramenta para incentivar a conscientização sobre as boas práticas e proteção à saúde dos colaboradores. Portanto, não deve ser negligenciada. Inclusive, pelo contrário, o setor de Recursos Humanos precisa estar atento para garantir a realização da SIPAT.
Mas, se você ainda tem dúvidas e não sabe o que é SIPAT e a sua importância, continue a leitura! Até o final, esperamos esclarecer tudo sobre o assunto.
O que é SIPAT?
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é uma das atribuições obrigatórias da CIPA. Trata-se de uma semana dedicada à conscientização dos funcionários sobre os riscos envolvidos no ambiente de trabalho.
A realização da SIPAT está prevista em lei, de acordo com a NR-5 Portaria nº 3.214. Ela deve acontecer anualmente e, durante a semana, são feitas diversas atividades como, por exemplo:
- Palestras;
- Exposições;
- Dinâmicas em grupo;
- Oficinas;
- Jogos interativos;
- Peças teatrais;
- Gincanas;
- Brincadeiras;
- Ginástica laboral;
- Atividades esportivas;
- Quick Massage;
- Realização de exames (acuidade visual, aferição de pressão arterial, avaliação dental, entre outros).
Todas essas atividades são voltadas para a prevenção dos acidentes e doenças ocupacionais. Ou seja, que podem ocorrer no ambiente laboral.
Qual a importância da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho?
Quando o assunto é acidente de trabalho, alguns dados chamam a atenção. Em todo o mundo, um trabalhador morre em decorrência de acidente de trabalho ou doença laboral a cada 15 segundos. Além disso, o Brasil é o segundo país do G20 com a maior taxa de mortalidade no quesito.
Por isso, a SIPAT é uma importante ação da empresa. Ela visa garantir o conhecimento dos colaboradores quanto aos riscos envolvidos no ambiente de trabalho e às medidas de segurança. Também tem o intuito de capacitar e conscientizar a todos para que mantenham atitudes adequadas para assegurar a sua saúde e a dos demais.
Quanto mais informações os empregados tiverem, menores tendem a ser os índices de acidente de trabalho da empresa. Portanto, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho não deve ser vista como uma obrigação pelos empregadores.
É essencial enxergar a SIPAT como uma importante aliada na conscientização e proteção dos colaboradores. Afinal, esse cuidado traz benefícios não só para os profissionais, mas também para os negócios.
Adotar práticas de Segurança e Saúde do Trabalho e estar em conformidade com as NRs e a legislação traz muitos benefícios para as empresas. Além de evitar grandes perdas financeiras, também significa, por exemplo, dar mais qualidade de vida aos seus funcionários, o que tem impacto positivo na produtividade.
Mas como implementar a SIPAT na prática? Confira algumas dicas!
A organização da SIPAT não pode ser feita às pressas. Muitas empresas erram nisso, pois deixam tudo para a última hora. Contudo, já sabendo que esse evento é obrigatório e deve ocorrer anualmente, você precisa cuidar de todos os detalhes com antecedência.
Portanto, é essencial que você defina:
- A equipe responsável por promover a SIPAT;
- Qual membro será o coordenador da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho;
- Como as tarefas serão divididas durante a semana;
- Quais são as consultorias que vão preparar as atividades;
- Uma data que caiba no calendário dos funcionários, lembrando que a SIPAT ocorre durante uma semana, em horário de expediente.
Vale destacar aqui que as atividades precisam estar alinhadas com os objetivos da empresa. Ao mesmo tempo, elas devem ser dinâmicas e participativas, para que os funcionários se sintam engajados.
A partir daí, você já pode investir em materiais informativos, convidar especialistas para ministrarem palestras, etc.
Como promover a participação dos trabalhadores na SIPAT?
A participação dos trabalhadores na SIPAT é essencial para o sucesso do programa, pois facilita o alcance dos objetivos da organização. Logo, é preciso que os funcionários se envolvam de forma ativa e responsável durante as atividades.
Por isso, um ponto importante é fazer uma boa divulgação de quando será a SIPAT. Lembre-se que os colaboradores precisam se sentir convidados a participar.
Então, mostre que se trata de um evento interessante para abordar assuntos de extrema importância para a saúde e o bem-estar deles. Algumas opções para isso incluem cartazes, avisos nos murais, disparo de e-mail internamente, postagens nas redes sociais, entre outros.
Você também pode oferecer incentivos aos membros da equipe para motivá-los a participar voluntariamente da SIPAT. Esses incentivos podem variar desde camisetas personalizadas à atividades como quick massage e realização de exames. Outra forma interessante é incluir a participação de familiares. Como, por exemplo, com atividades para crianças e adolescentes.
Além disso, mostrar que você está comprometido com seus funcionários incentiva uma maior participação na SIPAT e promove uma mentalidade segura no local de trabalho.
Conte com a Itamedi!
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é uma oportunidade incrível para engajar os trabalhadores e colocar em pauta temas relevantes de Saúde e Segurança do Trabalho.
Mas, agora que você já sabe o que é a SIPAT, como pode colocar isso em prática na sua empresa?
Primeiro, e talvez mais importante, é começar com um programa de SST abrangente. Você precisa entender a legislação relacionada às Normas Regulamentadoras(NR) para assegurar o cumprimento das regras e evitar qualquer penalidade.
Nesse sentido, você precisará realizar avaliações de risco e treinamentos regulares para os colaboradores. Além disso, uma empresa que presta consultoria de SST pode te ajudar a compreender melhor as obrigações legais da sua empresa e a garantir a segurança dos funcionários.
A Itamedi é uma empresa especializada em saúde ocupacional e engenharia de segurança do trabalho. Entre em contato conosco agora mesmo e descubra como podemos auxiliar a sua empresa!