Saúde e Segurança do Trabalho – SST: Saiba a importância das Normas Regulamentadoras

Saúde e Segurança do Trabalho – SST: Saiba a importância das Normas Regulamentadoras

A Saúde e Segurança do Trabalho – SST ,é uma área multidisciplinar relacionada com a segurança, saúde e qualidade de vida no ambiente corporativo. O principal objetivo da SST é controlar os riscos presentes no ambiente de trabalho, evitando o adoecimento dos colaboradores da sua empresa.

O conjunto de normas tem como finalidade prevenir doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e proteger a integridade física dos trabalhadores.

A área de SST deve seguir diversas legislações específicas, sendo as Normas Regulamentadoras, conhecidas como NRs, a principal delas.

Neste artigo, vamos explicar o que são as Normas Regulamentadoras (NRs), sua função e quais são as principais normas existentes. Boa Leitura!

Saúde e Segurança do Trabalho – SST: O que são Normas Regulamentadoras (NRs)?

As Normas Regulamentadoras (NRs) são obrigações e deveres que os empregadores e empregados precisam cumprir para garantir a Saúde e Segurança no ambiente de trabalho.

Essas NRs são baseadas na Lei N° 6.514/77 que atuam para apoiar o cumprimento da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas. Atualmente existem 37 NRs vigentes. Confira as principais NRs que causam mais impacto no dia a dia das empresas:

  • NR-1: Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR);
  • NR-5: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
  • NR- 6: Equipamento de Proteção Individual (EPI);
  • NR-7: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);

O propósito das Normas Regulamentadoras (NRs) é padronizar métodos e regras para que a empresa e seus funcionários tenham base para prevenir acidentes de trabalho e evitar a ocorrência de doenças.

Há vários benefícios das NRs para o trabalhador, como a promoção à saúde, prevenção de doenças e preservação da integridade física e psicológica.

Qual a importância da Saúde e Segurança do Trabalho – SST?

Dentro de uma empresa diversas ações precisam ser adotadas para garantir a Saúde e Segurança do Trabalho – SST, proporcionando um ambiente seguro, saudável e adequado aos trabalhadores, e consequentemente resultando no aumento da produtividade.

Para auxiliar e orientar as empresas há profissionais que oferecem serviços como auditorias, programas, laudos, assessorias e consultorias especializadas, cursos de capacitação, treinamentos, serviços de higiene e atendimento médico ocupacional.

Conforme determinado na CLT sobre Saúde e Segurança do Trabalho – SST, as empresas têm como obrigação cumprir as Normas de Segurança do Trabalho e instruir os empregados a respeito da prevenção de acidentes. Aos empregados cabe observar e cumprir as determinações das Normas de Segurança que visam eliminar ou diminuir os riscos ocupacionais.

A Itamedi oferece mais de 50 tipos de serviços diferentes com foco em saúde ocupacional e engenharia de segurança de trabalho para atender todos os perfis de clientes. Além disso, trabalha em parceria com a gestão de recursos humanos para colaborar com a coordenação e execução do PCMSO, o que pode levar a uma grande redução dos índices de absenteísmo.

Saúde e Segurança do Trabalho – SST: Proteção coletiva e individual

É possível descobrir por meio de um inventário de riscos ocupacionais quais locais exigem equipamento de proteção.  Com a NR 01, é possível elaborar um inventário que determina e avalia corretamente os locais onde existem riscos ocupacionais que necessitem de intervenção.

Os equipamentos de segurança são indispensáveis, devem ser fornecidos pela empresa e usados de forma correta pelo trabalhador para prevenir doenças e acidentes.

A proteção para os trabalhadores é dividida pela ordem de prioridades, sendo que os equipamentos de proteção coletiva (EPC) sempre devem ser a primeira escolha, seguidos por medidas de controle administrativas ou organizacionais e, caso o problema não tenha sido solucionado, o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI).

Os EPC´s são utilizados em ambientes onde as atividades necessitam de uma proteção coletiva, no qual diversos funcionários estão expostos. Com os EPI´s, a proteção é individual, ou seja, para cada funcionário da empresa.

Confira abaixo alguns tipos de EPI:

  • Capacete de segurança;
  • Protetor auricular;
  • Coletes;
  • Luvas de segurança;
  • Calçados de segurança;
  • Óculos de segurança;
  • Máscara de proteção respiratória;

Neste artigo, falamos sobre a importância da Saúde e Segurança do Trabalho – SST e como um ambiente saudável e seguro pode ajudar na produtividade da sua empresa.

A Itamedi é uma empresa especializada em saúde ocupacional e engenharia de segurança do trabalho. Com laboratório próprio, atendemos desde pequenos empreendedores até grandes empresas.

Um dos grandes diferenciais da Itamedi é oferecer treinamentos de combate ao princípio de incêndio, primeiros socorros, treinamentos de trabalho em altura, laudos e orientações. 

A empresa também elabora a análise ergonômica do trabalho prevista na NR-17 que contribui para a prevenção de agravos à saúde relacionados a posturas inadequadas e movimentos repetitivos e na construção de sistemas seguros dentro do ambiente de trabalho.

A sua empresa precisa de orientação para implementar medidas relativas à Saúde e Segurança do Trabalho – SST? Entre em contato com a Itamedi!

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