Como proprietário ou gestor de uma empresa, você entende a importância de se manter em conformidade e informado sobre as mudanças nas leis e regulamentações. É por isso que você, assim como muitas outras pessoas, já se prepararam ao longo de todo o ano ou estão correndo para regularizar o eSocial ainda em 2022.
Isso porque a quarta fase do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas já está em vigor desde janeiro. Mas agora, com os últimos dias de dezembro, é essencial estar atento e se antecipar às mudanças que irão ocorrer a partir de 2023.
Dessa forma, é possível evitar erros e multas para a sua empresa. Mas, se você ainda tem dúvidas e quer saber tudo sobre o tema, não se preocupe. Leia nosso artigo, fique por dentro das mudanças e veja como regularizar o eSocial.
Faltam poucos dias para acabar o ano, mas ainda dá tempo. Continue a leitura!
Regularizar o eSocial: o que é esse sistema e qual a importância da sua regularização?
O avanço tecnológico nos últimos anos impulsionou uma série de novidades em vários âmbitos do cotidiano. Como resultado, surgiram também as adequações que os órgãos governamentais tiveram que fazer.
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, por exemplo, é um projeto do governo federal criado em 2014. Ele visa simplificar e unificar as informações em um ambiente virtual para melhorar a eficiência do processo de verificação de informações relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho (SST).
Além disso, o sistema coleta informações previdenciárias e sobre vínculos empregatícios. Sendo assim, facilita as obrigações tributárias entre o empregador e o governo.
Para a sua implementação, o eSocial foi dividido em etapas. Estamos atualmente na quarta fase de envio de dados, cuja finalidade é monitorar o cumprimento das normas e tornar o ambiente de trabalho mais seguro para os trabalhadores.
Contudo, em fevereiro de 2022 foi publicada a Portaria nº 334 do Ministério do Trabalho e Previdência, que prorrogou alguns prazos. É fundamental lembrar, no entanto, que a partir de janeiro de 2023 passa a ser obrigatório o envio dos eventos S-2220 e S-2240.
Desse modo, é de suma importância regularizar o eSocial. Afinal, seu objetivo é resguardar os direitos trabalhistas, simplificar o cumprimento das obrigações previstas na legislação, eliminar a duplicidade de dados e melhorar a qualidade das informações.
Por que regularizar o eSocial até o final do ano?
Por ser um sistema tão abrangente, o eSocial impacta vários setores de um negócio. Todos precisam se estruturar e organizar o envio de informações, além de mantê-las atualizadas. O uso do sistema já é obrigatório desde 2018. Porém, com as prorrogações, a data limite para regularizar o eSocial agora é 01 de janeiro de 2023.
Como haverá algumas mudanças desde o primeiro dia do próximo ano, incluindo a obrigatoriedade em enviar os eventos relativos à SST, é imprescindível se antecipar.
Em função disso, regularizar o eSocial até o final de 2022 é de extrema importância. Assim, garantindo conformidade com as regras e exigências. Afinal, a regularização permite que a sua empresa esteja atenta aos prazos e aos dados que precisam ser enviados.
No âmbito empresarial, quem não se preparar para a implementação do PPP eletrônico e mudanças do sistema, estará exposto a penalidades. Isso inclui altas multas que variam entre entre R$400,00 a R$ 181.284,63.
Como regularizar o eSocial e começar 2023 com o pé direito?
Para regularizar o eSocial, a sua empresa pode contar com a Itamedi. Somos especializados em saúde ocupacional e engenharia de segurança do trabalho. Ou seja, podemos fazer toda a gestão e controle dos eventos de SST no eSocial.
Além disso, realizamos exames, laudos e programas de saúde ocupacional, como PCMSO, PGR, LTCAT, AET, etc. Para tanto, possuímos uma estrutura própria e nossos mais de 30 anos de experiência se unem a uma equipe de profissionais altamente capacitados.
Dessa forma, ajudamos a regularizar o eSocial da sua empresa e garantir o controle e o registro correto de informações relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho. Entre em contato conosco agora mesmo!